Utensílios essenciais para sua cozinha



Depois que falei sobre os ingredientes que não podem faltar na cozinha saudável, precisava falar também sobre os utensílios. Eles nos ajudam muito na hora preparar uma receita. Você não precisa comprar todos de uma vez, mas vá montando sua cozinha com carinho e escolhendo produtos de boa qualidade que duram mais e valem seu investimento.

 

Medidores padrão: já que estamos falando de medidas, é indispensável ter medidores de colheres e xícaras. Assim, você não corre o risco de pegar qualquer caneca ou colher da gaveta e errar a preparação. Quando for medir ingredientes sólidos é importante nivelar, passando uma faca na borda do medidor, senão acabamos fazendo aquela medida de mãe e deixando a proporção diferente entre sólidos e líquidos.

 

 

Conjuntos de bowls: são perfeitos para fazer o famoso mise em place, que nada mais é do que deixar todos os ingredientes de uma receita já cortados, medidos ou pesados para serem utilizados, e também para fazer misturas de ingredientes ou deixar grãos e castanhas de molho. Procure ter bowls de diferentes tamanhos e materiais como porcelana, vidro ou inox.  Os mais bonitos você também pode usar para servir à mesa.

Espátulas e colheres: Tenha espátulas em diferentes tamanhos de silicone na sua bancada. O famoso pão-duro mistura massas e molhos e te ajuda na tarefa de transferir a receita de um recipiente para outro, com o melhor aproveitamento. Escolha colheres de inox ou bambu.

 

Panelas grossas: são as melhores porque o calor é melhor distribuído, controlado e mantido. Nas panelas finas os alimentos grudam mais. As panelas de ferro ou de inox com revestimento cerâmico são as melhores, pois não soltam resíduos na comida. Algumas são tão bonitas que podem ir direto para a mesa. Também tenha uma panela de pressão, ótima para cozinhar grãos, pinhão e biomassa.

Peneiras e coadores: para nós que gostamos de fazer leite vegetal e sucos com verduras, é sempre bom ter coadores para reter os pedaços não triturados ou muito fibrosos.  Um coador de voal também é uma ótima opção para os sucos verdes e para extrair o sumo do gengibre.

 

Raladores e cortadores: além dos raladores multiuso, existem utensílios específicos para ralar gengibre, fazer raspas de limão e o spiralizer para fazer espaguete de legumes, por exemplo. Pode parecer exagero, mas cada um tem uma função e nos ajudam muito na hora de preparar os alimentos. O mandoline é um cortador que faz fatias uniformes e finas com precisão. Alguns ainda têm a opção de trocar as lâminas e fazem cortes julienne. 

 

Processador de alimentos, mixer e liquidificador: aqui muitas pessoas ficam em dúvida: o que é melhor ter em casa? Cada um tem uma função. O processador é melhor para triturar castanhas e grãos ou fazer misturas em grandes quantidades.  O liquidificador é melhor para fazer misturas mais pastosas ou em menor quantidade, além de sucos, leites vegetais e smothies.  O mixer nos ajuda muito na hora de preparar um purê e também para fazer molhos, direto na panela. Uso bastante a Thermomix (http://brasil.thermomix.com/br/) que é muito potente e tem múltiplas funções e também o NutriBullet que é um processador potente e pequeno e você encontra à venda na Amazon.

Tábuas de corte: escolha tábuas de materiais não porosos e que sejam fáceis de limpar. As melhores são as de bambu.

Facas: tenha um bom jogo de facas afiadas, com lâminas de inox e pelo menos uma faca de chef. A lâmina deve ser uma peça única, que entra no cabo, mesmo que ele seja coberto por outro material.

Cesta para cozimento a vapor: nada de cozinhar legumes na água e perder boa parte do seu valor nutritivo na água do cozimento. Existem panelas para o cozimento a vapor e existem as cestinhas que você adapta na panela que já tem em casa. Se você tiver uma daquelas panelas para fazer macarrão, pode usar que também dá certo.

Formas de fundo removível: para fazer tortas doces e salgadas, indispensável. Elas garantem que você consiga desenformar a torta sem perigo de quebrar.

Aros/cortadores de inox: para montar aquele prato bem bonito e em porções iguais, use aros e cortadores. Você encontra em diferentes formatos e tamanhos nas lojas especializadas.

Potes de fechamento hermético ou de rosca: para ter uma cozinha organizada e funcional é importante ter ingredientes organizados. Guarde seus ingredientes em potes bem fechados e identifique. Coloque também a data de vencimento.

 

Descascadores: além de ser mais ágil, ele sempre descasca fininho e evita que metade do legume vá embora com a casca. O descascador também funciona com frutas, faz lascas de queijo parmesão com perfeição, corta abobrinha em fatias fininhas para a salada.

Papel dover: esse item não é bem um utensílio, mas eu não fico sem ele. É um papel (parecido mas melhor do que o papel manteiga) que dispensa a necessidade de untar formas para assar desde bolos até hambúrgueres. Tem que ter na cozinha saudável! De qualquer forma, procure ter assadeiras com revestimento antiaderente que facilitam muito a nossa vida na cozinha.

E, para finalizar, sugiro um caderno de receitas. Embora seja mais fácil ter nossas receitas preferidas em arquivos digitais, o caderno ainda mantém o seu charme.

<<<<< Patty